sábado, 7 de janeiro de 2012

Verdades sobre a maquiagem em crianças e adolescentes



Verdades sobre a maquiagem em crianças e adolescentes

Antes de separar o batom, o blush e o rímel, é bom saber que maquiagem de adulto e de adolescente são produtos diferentes. Segundo a dermatologista Ana Paula Meski, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a principal diferença está na cartela de cores. O produto feito para adolescentes prioriza o rosa clarinho e os tons pastel, cores preferidas da maioria das meninas.

“Quanto mais forte a tonalidade, maior é a quantidade de fixador. É essa substância que pode causar alergia”, alerta a médica. Maquiagens para meninas, completa Ana Paula, têm menos fragrância e conservantes.

Cuidados essenciais

Mesmo com a pele mais resistente, é bom ficar de olho em possíveis reações alérgicas, que podem surgir a qualquer momento, mesmo que o produto seja usado há tempos. Segundo a dermatologista, é possível desenvolver dermatite de contato, que provoca coceira, vermelhidão e até descamação.

“Lógico que a gente pede que, quanto menos usar maquiagem, melhor. Mas as meninas também não podem deixar de remover todo o produto antes de ir dormir”, orienta a médica.

Quem tem acne também deve tomar cuidado com a contaminação. Ao usar um blush em bastão diretamente no rosto, por exemplo, as bactérias das espinhas podem passar para a maquiagem e ficar por muito tempo. Isso significa que, ao usar novamente o produto dias depois, essas bactérias podem voltar para a pele, atrapalhando o processo de cicatrização. A dica de Ana Paula é evitar os produtos em bastão e manter pincéis e esponjas sempre limpos.


A maquiadora Jociely Priscila Schmidt dá algumas dicas de maquiagem:

E nada de exagerar na mão, o ideal é saber que a maquiagem para adolescentes precisa ser sutil e bem natural. Segundo a maquiadora, cobrir as pequenas imperfeições que a pele possa ter de espinhas e cravos, e utilizar produtos que inibam a oleosidade da pele é essencial para produzir a beleza das jovens.

Por isso, o uso de corretivo, base líquida e o pó são suficientes para manter uma aparência levemente maquiada. Vale lembrar que a pele jovem é mais acnéica, e por isso, dê preferência para produtos oil free. “Nos olhos vale apostar na máscara para cílios incolor ou uma pequena camada de rímel preto nos cílios superiores. As meninas podem abusar das cores na hora de utilizar as sombras que podem ser: em creme, compactas, em mousse ou em pó. A utilização do lápis só é necessária na raiz dos cílios inferiores para deixar os olhos charmosos”, explica.

Os tons de pêssego são a melhor escolha para manter aquele toque leve que todas as adolescentes têm. “Todos os produtos devem ser no mesmo tom da pele e vale lembrar que cada menina tem seu estilo então é importante valorizar o que há de mais bonito no rosto”, finaliza Jociely.

+ Dica
A dermatologista Kátia Lutfi explica que sempre depois de usar a maquiagem, é imprescindível tirar todo o produto do rosto para não deixar a pele ressacada ou com acne.

Atenção:
"Crianças não devem usar maquiagens pois todas elas têm o potencial de causar problemas. Isso depende bastante da composição, do tipo de conservantes e corantes usados, mas o fato é que não existe nenhuma maquiagem 100% segura para ser usada por esse público. Não há um consenso sobre idade ideal, mas geralmente pode-se usar maquiagem a partir dos 13 anos", afirma a dermatologista Carla Albuquerque.

Até mais, com outras dicas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário